O furacão Milton “potencialmente mortal” chegou na noite desta quarta-feira (09) à costa da Flórida.O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos afirmou que o furacão chegou a Siesta Key por volta de 21h40 (no horário de Brasília) com categoria 5 e ventos de 205 quilômetros por hora.
“O furacão Milton, categoria três e extremamente perigoso, chega à costa”, disse a agência, alertando para o possível surgimento de “tempestades com risco de vida” e “inundações repentinas ocorrendo na Península Central da Flórida”.
Foram registrados ventos de até 205 km/h.Como efeito da aproximação do furacão, 125 casas já foram destruídas e mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica.
PESSOAS SÃO RESGATADAS EM CASA, APÓS DANOS DO FURACÃO MILTON
Deixando danos por onde passa, o furacão Milton também registra momentos de esperança, como quando a política de Tampa resgata 15 pessoas. O resgaste foi em East Wood Street, na Flórida, nos EUA.
ESPERANÇA
Com habilidade e determinação, os policiais salvaram crianças e adultos, isolados numa casa. É que uma árvore caiu sobre ela durante a passagem do furacão Milton.
Os policiais, que estava a 3 quilômetros do local, conseguiram chegar até lá, mesmo com a água que impedia a passagem deles e todas as dificuldades no caminho.
As câmeras de segurança corporais registram quando a polícia resgata as pessoas. Os agentes transportam, com dificuldades, adultos e crianças pelas ruas tomadas pela água.
O furacão Milton passou e atrás dele ficou um rastro. Casas com água quase até o teto, ruas alagadas e muita gente deslocada.
“Cada membro deste departamento está comprometido com a segurança da nossa comunidade”, disse o chefe da polícia local, Lee Bercaw.
Existe uma ordem de evacuação para milhões de pessoas.
No início desta quinta-feira (10), a velocidade do vento abrandou, mas ainda registava 150 quilómetros/ hora. Milton passou a um furacão de categoria 1, com fortes chuvas e perigosas tempestades. O furacão estava localizado cerca de 75 quilómetros a oeste-sudoeste do Cabo Canaveral, onde fica a Estação Espacial da NASA.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que o tempo para uma evacuação segura já passou.”A tempestade já está aqui”, disse o governador.”Você tem que se abrigar no local que está e apenas se recolher agachar”, recomendou, indicando que a população fique dentro de casa e longe das estradas.
O presidente americano, Joe Biden, disse que o furacão Milton pode ser a “pior tempestade num século” –
“Esta pode ser a pior tempestade num século a atingir a Florida”, afirmou o presidente norte-americano. “Deus queira que não, mas é isso que parece neste momento”, acrescentou Joe Biden, para hoje dizer que pode ser “a pior tempestade deste século” em relação a todo o país.
“Às vezes, deslocar-se apenas alguns quilômetros pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, alertou Biden, nesta quarta-feira(9)
A autarca de Tampa Bay disse que quem não sair das zonas de alerta vai morrer, disse Jane Castor.
Espera-se uma tempestade de até 4,5 metros na área de Tampa, que pode sofrer o pior impacto em um século, após os danos causados por Helene há 12 dias- que chegou aos 220 quilómetros por hora, matando mais de 200 pessoas à passagem por estados como Carolina do Norte e Tennessee.
Blogdamariafernandes