O Senado australiano aprovou nesta quinta-feira (28), uma proibição de redes sociais para crianças e adolescentes menores de 16 anos. Tornando-se a primeira iniciativa do mundo neste sentido.
Com a proibição, plataformas como TikTok, Facebook, Snapchat, Reddit, X e Instagram se tornarão responsáveis por multas de até 50 milhões de dólares australianos (R$ 194 milhões) por falhas sistêmicas em impedir que crianças menores de 16 anos tenham contas.

O projeto de lei foi aprovado por 34 votos a 19. A Câmara dos Representantes aprovou a legislação por maioria esmagadora, na quarta-feira, por 102 votos a 13.
A Câmara ainda precisa aceitar as emendas da oposição feitas no Senado. Mas isso é uma formalidade, já que o governo já concordou que elas serão aprovadas.
As plataformas terão um ano para descobrir como implementar a proibição antes que as penalidades sejam aplicadas.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que a lei coloca a Austrália na vanguarda dos esforços para proteger a saúde mental e o bem-estar das crianças dos efeitos prejudiciais das sociais, como cyberbullying.
Vários países já prometeram coibir o uso de redes sociais por crianças usando leis. No ano passado, a França propôs uma proibição para menores de 15 anos, embora os jovens usuários pudessem driblar a regra se tivessem o consentimento dos pais.
Os Estados Unidos, por sua vez, há décadas exigem que empresas de tecnologia obtenham permissão parental para obter dados de crianças menores de 13 anos, o que levou a maioria das plataformas a proibir esse grupo de acessar seus serviços.
O impacto negativo e positivo das redes sociais na imagem corporal dos adolescentes

O impacto positivo das redes sociais é muito grande na vida de muitas pessoas, especialmente dos adolescentes. é incrível ver como elas nos conectam com amigos e familiares, nos mantêm informados sobre o mundo e até nos ajudam a descobrir novos interesses.
No entanto, precisamos reconhecermos que as redes sociais têm um impacto negativo na autoestima e imagem corporal dos adolescentes. Isso acontece porque elas são cheias de fotos e vídeos de pessoas perfeitas, com corpos sarados e, principalmente, magros.
Esta exposição constante a uma imagem irreal de perfeição pode fazer com que os jovens se sintam insuficientes e inseguros com suas próprias aparências.
Como proteger os adolescentes nas redes sociais

Não há como protegermos totalmente os nossos jovens acerca dos milhares de conteúdos disponíveis na internet. Porém, o que podemos fazer é apostar na conscientização sobre positividade corporal e que nem tudo que está nas redes é verdade.
SAÚDE MENTAL -ADOLESCENTES
BLOGDAMARIAFERNANDES