O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.
Você sabia que as possibilidades de cura dos cânceres detectados em estágio inicial são de mais de 95%?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Esse câncer é raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
A recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas da doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para a detecção precoce da doença são o exame clínico da mama e a mamografia.
A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA, EXAME ALIADO DAS MULHERES
Realizar exames de rotina
A mamografia é um dos principais exames de rastreamento para a detecção precoce do câncer de mama.
Ela não impede o aparecimento do câncer de mama, mas é fundamental para o seu desfecho: as possibilidades de cura dos cânceres detectados em estágio inicial são de mais de 95%.
Além disso, existem algumas dicas que também ajudam na prevenção do câncer de mama.
VEJA ABAIXO:
Fazer o autoexame
É importante conhecer bem as mamas e estar atenta a qualquer alteração suspeita.
Ter hábitos saudáveis
Praticar atividade física, manter um peso adequado, ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros são hábitos que ajudam na prevenção do câncer de mama.
Amamentar
Amamentar pelo máximo de tempo possível é uma das dicas para prevenir o câncer de mama.
Evitar exposição a agentes cancerígenos. Evitar a exposição a radiação, formol, amianto e tabaco.
Tomar banho de sol
A exposição ao sol em momentos antes das 10h e após as 16h ajuda a obter a quantidade adequada de vitamina D no corpo, o que pode reduzir em 50% as chances de aparecimento do câncer de mama.
– Invista na qualidade do seu sono
– Pratique exercícios físicos;
– Não fume.
-Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
-Consulte-se regularmente com o seu ginecologista.
COMO SURGIU O OUTUBRO ROSA?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Blogdamariafernandes