Oito nomes despontam como candidatos a prefeito de São Luís (MA) para as eleições municipais de 2024. O atual prefeito, Eduardo Braide(PSD), é candidato à reeleição e tem como concorrentes o deputado federal Duarte Junior (PSB), Yglésio Moyses (PRTB), Wellington do Curso (Novo), Fábio Câmara (PDT) Saulo Arcangeli (PSTU), Franklin Douglas (PSol) Flávia Alves (Solidariedade).
Todos esses candidatos à Prefeitura de São Luís se enfrentam no primeiro turno das eleições municipais marcadas para 6 de outubro.
Caso seja necessário, o 2º turno será em 27 de outubro.
BIOGRAFIA DOS CANDIDATOS
Duarte Junior (PSB)
Hidelis Silva Duarte Junior, 37 anos, é carioca. Formado em Direito, atuou como advogado e professor. Durante o governo de Flávio Dino, foi presidente do Procon. Em 2018, se elegeu deputado estadual. Dois anos depois, disputou a Prefeitura de São Luís e chegou ao 2º turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Eduardo Braide. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal. Duarte Junior é candidato a prefeito de São Luís, em chapa com Isabelle Passinho (PT), como vice.
Eduardo Braide(PSD)
Eduardo Braide, 47 anos, nasceu em São Luís e atuou como advogado. Na administração pública, foi presidente da companhia de saneamento (2005) e secretário municipal de Orçamento Participativo no governo de João Castelo (PSDB) em 2009. Em 2010, estreou na política quando foi eleito deputado estadual.
Em 2018, chegou à Câmara dos Deputados, e em 2020, se elegeu prefeito de São Luís. Agora, Eduardo Braide é candidato à reeleição como prefeito de São Luía, em chapa com Professora Esmênia (PSD), como vice.
Yglésio Moisés (PRTB)
Yglésio Moyses é deputado estadual no segundo mandato pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Natural de São Luís, Yglésio tem 43 anos, é médico, professor universitário e foi gestor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1).
Em 2020, foi candidato à Prefeitura de São Luís pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e ficou em 8º lugar, com 9.816 votos. Agora o deputado Yglésio Moisés é candidato a prefeito de São Luís, em chapa com Cel Pereira (PRTB), como vice.
Wellington do Curso (Novo)
Deputado estadual, Wellington do Curso tem 53 anos e é empresário do setor de cursinhos preparatórios. Natural de Teresina (PI), o deputado é dono do Curso Wellington, um dos maiores do estado, e é ex-sargento das Forças Armadas. Atualmente, está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Foi candidato a prefeito de São Luís nas eleições de 2016 pelo Partido Progressista (PP), quando ficou em terceiro lugar, com 103.951 votos no primeiro turno (19,80%). No segundo turno, apoiou o candidato Eduardo Braide, que concorreu pelo (PMN).
Neste ano, Wellington do Curso decidiu ser novamente candidato à Prefeitura de São Luís, em chapa com Subten Ana Paula, também do Novo, como vice.
Saulo Arcangeli (PSTU), Franklin Douglas(PSol) -Flávia Alves (Solidariedade)
Franklin (PSol)
Natural de São Luís, Franklin Douglas, 51 anos, é formado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado e doutorado em Políticas Públicas, também pela UFMA, e integra o grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais. Ele também já participou dos Conselhos de controle social de Trabalho, Segurança Alimentar, Combate ao Trabalho Escravo, Políticas e Direitos das Crianças/Adolescentes do Semi-Árido.
É a segunda vez que Frankling disputa a um cargo público em São Luís. Desta vez, ele é candidato a prefeito de São Luís na chapa com Aline Maria (PSol), candidata a vice-prefeita.
Saulo Arcangeli (PSTU)
Natural de São Luís, Saulo Arcangeli, 52 anos, é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde iniciou a atuação como ativista de movimentos sociais. Tem mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela UEMA e doutorado em Políticas Públicas, pela UFAM.
Atua como técnico administrativo do Ministério Público da União (MPU) e professor assistente do Departamento de Matemática e Informática da UEMA.
Em 2022, Arcangeli concorreu ao cargo de senador, mas não foi eleito. Saulo Arcangeli é candidato à Prefeitura de São Luís nas eleições municipais 2024, em chapa com Jaciara Castro, também do PSTU, como vice.
Flávia Alves (Solidariedade)
Flávia Alves é advogada, especializada em Direito Ambiental, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e suplente de deputada estadual. É irmã do deputado estadual Othelino Neto. Em março deste ano, ela e o irmão deixaram o PCdoB e se filiaram ao Solidariedade. Na ocasião, o vice-presidente nacional, deputado federal Paulinho da Força, anunciou Flávia Alves como candidata a prefeita de São Luís e como dirigente da legenda no estado.
A candidatura se confirmou e agora ela concorre à Prefeitura de São Luís com Fábio Nutri, também do Solidariedade, como vice.
Fábio Câmara (PDT)
Natural de São Luís (MA), Fábio Câmara é empresário e foi vereador da capital por dois mandatos, um deles foi temporário, em 2022, quando assumiu a vaga de Ivaldo Rodrigues. Esta será a segunda vez que participa da disputa pela Prefeitura de São Luís.
A primeira foi em 2016, pelo antigo PMDB. Desta vez, Fábio Câmara será candidato à Prefeitura de São Luís pelo PDT, em chapa com Pr. Marco Aurelio, também do PDT, como vice.
BLOGDAMARIAFERNANDES