A primeira bebê nascida na rede estadual de saúde é de São Luís (MA). Lohaine da Silva chegou ao mundo às 00h25 do dia 1º da janeiro de 2025, na Maternidade Benedito Leite, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Pesando 3,2 kg e medindo 47,5 cm, Lohaine nasceu de parto normal, trazendo emoção e esperança para sua família e toda a equipe hospitalar.
“Fui bem acolhida e estou muito feliz por ter minha filha saudável nos braços”, relatou a mãe, Taís Milena da Silva, de 20 anos.

A jovem, que já é mãe de um menino de 5 anos, demonstrou gratidão pelo atendimento recebido na unidade.
O nascimento da pequena Lohaine marcou a virada do ano.“Por volta de meia-noite e 25 minutos, foi a hora que ela nasceu. E eu chorei na hora do nascimento dela. Eu gritei para as enfermeiras: ‘tá nascendo, tá nascendo’. Quando eu vi ela nascendo, eu chorei pra caramba, de felicidade”, relata a avó de Lohaine, Maria Vasconcelos.

A maternidade Benedito Leite é certificada com o Selo Hospital Amigo da Criança e realizou 4.222 partos e 269.334 atendimentos em 2024.

No Estado do Maranhão, no ano de 2024 foram registrados 73.327 nascidos vivos, tanto na rede estadual quanto particular.

Segundo a supervisora de enfermagem Simone Lima, o hospital mantém equipes de plantão durante toda a madrugada, preparadas para atender os partos que aconteceram na transição de 2024 e 2025.
“A equipe fica bem eufórica aguardando esse nascimento. Tanto para a mãe quanto para a família é muito importante. E a gente agracia essa mãe e o bebê por essa espera, da chegada de um bebê, que é um laço muito importante para o início de uma família”, ressalta Simone.
BLOGDAMARIAFERNANDES