A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (27), a abertura da Campanha de Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, na Policlínica Vinhais, em São Luís (MA). O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e segue até 14 de junho deste ano.
Em São Luís, A meta da campanha é vacinar pelo menos 95% das crianças. Cerca de 419.561 de crianças de um ano a menores de 5 anos devem ser vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP) no Maranhão, desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.
Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).
Foto: gettyimages
Na rede estadual de saúde, as salas de vacinação nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, além do Hospital Aquiles Lisboa, funcionam de 8h às 18h, e aos sábados, nas Policlínicas da Cidade Operária e Vinhais, das 8h às 12h. N
Os municípios maranhenses, o público pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário apresentar o documento oficial com foto e a carteira de vacinação.
A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é uma doença contagiosa causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros.
O último caso da doença no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre da circulação do poliovirus selvagem.
Entretanto, em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das América classificou o país como de alto risco para a reintrodução do vírus causador da pólio. A vacinação é essencial para evitar o retorno da ocorrência de casos.
Blogdamariafernandes