As fortes chuvas que vêm caindo sobre o Maranhão nas últimas semanas já deixaram pelo menos 600 famílias desabrigadas e 1.663 desalojadas. Em 13 municípios do estado, foi decretado estado de emergência.
As cidades de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale, estão na lista de cidades afetadas pelas chuvas.
Segundo a Defesa Civil, Os municípios de Carutapera, Governador Nunes Freire e Boa Vista do Gurupi também foram acrescentados recentemente na lista de cidades que decretaram estado de emergência.
Em nota, a Defesa Civil informou que as famílias afetadas pelas chuvas estão sendo auxiliadas pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil, que prestam a pronta resposta nessas situações.
O órgão reforça ainda que equipes vêm atuando na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.
A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.
A Defesa Civil também alerta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias.
Blogdamariafernandes