Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (2°), pela Defesa Civil, pelo menos 29 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas- em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, desde a segunda-feira (29).
Casas, estabelecimentos comerciais são tomados pelas águas- até o momento, segundo a Defesa Civil, Cerca de 154 municípios foram afetados, 4.599 pessoas estão em abrigos públicos e 9.993 estão desalojadas. Ao todo, 44.640 foram afetadas pelo temporal.
Considerado “o maior desastre já enfrentado” pelos gaúchos. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. Com inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e queda no sistema de Internet e telefonia.
Em Santa Maria, Duas pessoas morreram após um deslizamento de terra. Uma delas é uma adolescente de 17 anos, cuja mãe está desaparecida, informou a Polícia Civil.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que o temporal “será o maior desastre do estado”. E comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram dezenas de pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.
“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse Leite.
O Rio Grande do sul decretou, nessa quarta-feira (1°), estado de calamidade pública pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Nesta quinta-feira (2°), O presidente Lula (PT) viajou ao Rio Grande do Sul. comitiva do governo federal desembarcou na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40.
Lula se reuniu com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais. O sobrevoo às áreas atingidas foi cancelado devido às condições climáticas.
“Não faltará nenhum esforço para que a gente possa trabalhar arduamente. A gente não vai permitir que faltem recursos para que a gente possa reparar os danos. O governo federal estará 100% em sintonia com o governo estadual. Primeiro momento, a gente tem que cuidar das pessoas. No segundo momento, reparar os danos. Tudo que estiver ao alcance do governo federal, faremos. Eu sei que são muitas casas, muitas vidas, mas a gente vai tentar minimizar o prejuízo dessas pessoas”, disse Lula.
Boletim do Rio Grande do Sul das 12h de quinta-feira (2)
Municípios afetados: 147 Pessoas em abrigos: 4.599 Desalojados: 9.993 Afetados: 67.860 Feridos: 12 Desaparecidos: 21 Candelária (8)Encantado (6)Passa Sete (1)Roca Sales (4)São Vendelino (2)
Óbitos: 13 Encantado (1) Itaara (1)Pantano Grande (1)Paverama (2)Salvador do Sul (2)Santa Cruz do Sul (1)Santa Maria (2)São João do Polêsine (1)Segredo (1)Silveira Martins (1).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho sobre parte do RS até às 15h desta quinta. A previsão do tempo indica chuvas fortes, com queda de granizo, ventos intensos e descargas elétricas.
📲👩💻 Matéria em atualização..