Na tarde dessa sexta-feira (3), dois investigadores de Polícia, lotados na SENARC e SEIC, em São Luís, foram surpreendidos por um casal em desespero, relatando que seu bebê de 12 dias de vida, estava engasgado.
Incontinenti, os investigadores Tony e Idequeu iniciaram os primeiros-socorros, com a devida técnica, conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança restabelecendo os sinais vitais do bebê.
A criança foi levada para uma unidade de saúde da capital maranhense para ser submetida aos cuidados médicos.
Em nota, a Polícia Civil (PC-MA) por meio da Delegacia Geral de Polícia, parabenizou os investigadores pela rápida resposta e socorro prestado.
O QUE É E COMO IDENTIFICAR O ENGASGO
Antes de entender o que fazer quando a criança engasga, é importante saber o que é esse quadro e como identifica-lo.Basicamente, o engasgo é uma dificuldade de respirar causada pela presença de corpos estranhos nas vias aéreas. Esses corpos podem ser alimentos e líquidos ingeridos durante as refeições ou objetos (brinquedos, tampas de caneta ou outros itens).
Alguns dos sintomas desse problema são: tosse, dificuldade para respirar, pele azulada, unhas roxas e rouquidão. Confira abaixo como agir em caso de engasgos.
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA ENGASGA
Ao observar sinais de engasgo é importante entrar em contato com serviço de urgência e emergência e trabalhar no salvamento da criança. Geralmente, a equipe já inicia o atendimento indicando o que fazer até a chegada dos médicos.
Confira abaixo o passo a passo de como deve ser o salvamento de acordo com a idade da criança:
CRIANÇAS DE ATÉ 1 ANO
Segure o bebê com uma das mãos, de forma que ele fique de bruços e inclinado para frente;
2. Usando o punho da outra mão e deixando os dedos estendidos, aplique 5 palmadas no meio das costas da criança;3. Vire a criança para que ela fique com a barriga voltada para cima;
4. Utilize dois dedos para comprimir duas vezes a linha entre os mamilos – esse movimento se assemelha a uma massagem torácica;5. Verifique se o corpo estranho foi eliminado. Caso negativo, repita o procedimento.
CRIANÇAS MAIORES DE 1 ANO
Fique atrás da criança, abraçando-a em torno do abdômen É importante ficar na mesma altura da criança, por isso, pode ser que você tenha que ficar de joelhos;
2. Feche uma das mãos e coloque o punho na região logo acima do umbigo;
3. Com a outra mão, segure o punho da mão fechada e faça compressões rápidas de dentro para cima – elas devem ser firmes e não violentas;
4. Incentive a criança a tossir e verifique se o problema foi solucionado. Caso persista, repita o procedimento.
Quanto tempo podemos fazer a manobra?
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória.
Peça ajuda! Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192 Corpo de Bombeiros: 193 Polícia Militar: 190.
Blogdamariafernandes