O prefeito Eduardo Braide anunciou o reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal de ensino, o anúncio foi feito Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025, realizada na segunda-feira(20).
O percentual anunciado está acima da inflação e do percentual definido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério.

O prefeito destacou a importância dos professores no processo educacional e lembrou que, ao assumir a gestão em 2021, encontrou a categoria há quatro anos sem reajustes salariais.
“Sei que a educação é feita com o trabalho de várias pessoas, mas nenhuma é mais importante do que o professor em sala de aula, tamanha é a importância e a experiência do transferir o conhecimento, a vivência”, disse Braide.


Com a proposta atual, o pagamento do reajuste de 6,5%, com efeito a partir de janeiro, dependerá agora da apreciação e aprovação da Câmara Municipal de São Luís.

Além do reajuste, foram assinados outros atos normativos para a valorização dos profissionais da Educação, como:
Progressões horizontais e verticais;
Reconhecimento das titulações; Estabilidade de 1.265 profissionais, com inclusão no contracheque a partir de fevereiro;
Regulamentação do Prêmio de Desempenho Educacional, prevista até março; Criação de um Centro de Formação de Referência até o final de 2025.
O prefeito ainda ressaltou os resultados positivos dos investimentos na Educação de São Luís, que elevaram a capital da 23ª para a 11ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as capitais brasileiras.
BLOGDAMARIAFERNANDES