A menina Mirella Archangelo , de Ribeirão Preto (SP), que conheceu jornalista Glória Maria, tirou um notão no Enem e vai cursar jornalismo.
A relação de Mirella com o jornalismo tem raízes profundas. Quando criança, ela teve a oportunidade de conhecer sua maior inspiração, Glória Maria, isso porque a jovem , viralizou em 2017, na época com 11 anos, ela ficou conhecida como “repórter mirim”. Ao gravar um telejornal com os amigos do bairro denunciando situações críticas.
A equipe amadora ganhou as redes sociais e chegou à televisão, com direito a Mirella ser entrevistada pelo ícone do jornalismo Glória Maria.

Sete anos depois, a estudante de 18 anos se destacou no Enem 2024 com uma redação nota 960. Os pontos na redação do Enem a colocam praticamente dentro da faculdade. “É o melhor, no curso dos sonhos”!

Mirella pretende participar do Programa Universidade para Todos (Prouni).“Eu fiquei muito feliz e grata. Foi realmente incrível ver o resultado de um esforço de três anos ali, árduo. Como estudante, a gente sempre se pergunta: ‘Será que vai dar certo? Será que vou conseguir mesmo passar? Será que vou conseguir tirar uma nota muito boa?”, disse em entrevista ao G1.
E sim, ela conseguiu. Agora, já está com um pézinho na faculdade. “A partir do momento que vi a minha nota, percebi que o segredo foi me esforçar um pouquinho a cada dia. Agora, finalmente, consegui um resultado tão bom. Ainda não caiu a ficha”, declarou Mirella.
Mirella estudou com bolsa integral em uma escola particular e mantém uma rotina equilibrada entre os estudos e o lazer. A redação da prova abordou a valorização da herança africana, tema que a jovem domina graças ao engajamento com a causa racial.
Conselhos para vestibulandos
Mirella aproveitou ainda para dar dicas para os vestibulandos.Segundo ela, é importante ter paciência e perseverança. Com esses dois, é possível ter um ótimo desempenho na prova.
“Haverá dias que você conseguirá fazer um simulado inteiro do Enem, e haverá outros em que só conseguirá resolver 10 questões, e está tudo bem! Não é a quantidade que importa, mas, sim, a qualidade do estudo”, finalizou a jovem.
Se tudo der certo, Mirella vai ter uma carreira brilhante e um passaporte tão carimbado quanto o de sua inspiração: a jornalista Glória Maria, que morreu em 2023, aos 73 anos, passou por 163 países a trabalho, segundo contou em uma entrevista ao programa Altas Horas, dada em 2019.

BLOGDAMARIAFERNANDES