Em mais uma ação do Outubro Rosa, O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), oferecerá serviços de saúde gratuitos voltados à prevenção e cuidado com a saúde da mulher, por meio da Carreta da Mulher Maranhense.
A ação faz parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
A carreta da mulhere, ocorrerá nesta quarta-feira (9), das 8h às 17h, na sede da Viação Primor, na Avenida Daniel de La Touche, no bairro Cohama, em São Luís.
A iniciativa do governo do Maranhão, oferece mamografia gratuita para as pacientes com idade entre 40 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão do SUS e comprovante de residência.
Segundo o governo, a Carreta da Mulher Maranhense tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres a exames e serviços essenciais, sem que precisem se deslocar para longe de suas comunidades.
CAMPANHA OUTUBRO ROSA
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – em 2023, o Brasil teve um estimado de 73.610 novos casos de câncer de mama, o que representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
De fato, no cenário mundial, o Brasil se destaca na necessidade de políticas efetivas de prevenção. No entanto, o número elevado de novos casos evidencia a urgência de se investir em campanhas de conscientização e rastreamento.
NÓDULOS MAMÁRIOS
Um nódulo na mama pode ser um sinal de câncer de mama se tiver as seguintes características: Irregular, Aderido aos tecidos próximos, Bordas mal definidas, Não é maleável, Não costuma causar dores.
No entanto, nem sempre um nódulo na mama é um sinal de doença grave ou anormalidade. As alterações hormonais durante a gravidez, menstruação e menopausa podem causar a formação de nódulos.
Nódulos mamários são queixas frequentes em mulheres, sobretudo após a quarta década de vida. Ainda que, na maioria das vezes, tais nódulos sejam benignos, o câncer de mama mantém-se como a neoplasia mais diagnosticada em mulheres.
Para diagnosticar ou descartar o câncer de mama, é importante consultar um médico e realizar exames periódicos.
A mamografia é um exame diagnóstico indicado para todas as mulheres a partir dos 40 anos. O autoexame dos seios deve ser realizado mensalmente, idealmente a partir dos 20 anos.
Neste Outubro Rosa de 2024 estejamos todos engajados na luta contra o câncer de mama, armados com a informação, a ciência e a empatia.
Blogdamariafernandes