Pelo menos uma pessoa morreu e seis estão desaparecidas, na Sicília, após o naufrágio de um veleiro com bandeira do Reino Unido, nesta segunda-feira(19).
Em um episódio considerado extremamente raro, um tornado atingiu um barco que navegava – com cerca de 50 metros de comprimento, um veleiro de luxo, levava a bordo 22 passageiros quando naufragou, no largo de Palermo, a maior cidade da ilha italiana.
A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por uma forte tempestade, de acordo com a Guarda Costeira. Na noite de domingo (18), o veleiro estava atracado na costa de Palermo.
Quinze pessoas foram resgatadas com vida, incluindo uma criança, e seis continuam desaparecidas.
Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação, segundo a imprensa italiana com base em relatos de sobreviventes.
A ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo. Mas, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.
Em paralelo, a Sicilia também registrou recorde de calor neste fim de semana desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.”O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude”, disse um oficial da Guarda Costeira em Palermo à agência de notícias Reuters.
Blogdamariafernandes