João Filipe Dantas, de 6 anos, ganhou aplausos do público depois de reger a Orquestra Bachiana Filarmônica no Teatro Sesi, em São Paulo.
Diagnosticado com autismo aos 3 anos e interessado em música clássica desde pequeno, praticava a regência de orquestras como uma brincadeira séria, e acabou desenvolvendo habilidades como maestro.
Tudo começou quando o maestro João Carlos Martins, convidou o pequeno garoto que é do Rio Grande do Norte, depois de ser procurado pelos pais do garoto. Eles afirmavam que o menino tinha um talento raro e o maestro quis se certificar.
Depois de ver filmagens, João Carlos Martins ficou impressionado.“Vocês ainda vão ouvir falar muito desse menino. Esse menino vai fazer história no Brasil”, reagiu o maestro João Carlos Martins.
O maestro e o pequeno regente se conheceram, no começo do ano, quando João Carlos Martins se apresentou em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Logo em seguida, o maestro enviou para a família do menino uma gravação da “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, e pediu que João Felipe ensaiasse.
Ele se dedicou tanto que foi parar à frente da orquestra. O maestro disse que João Felipe demonstrou o “poder da música”, tocando com técnica, coração e o corpo todo.Vai ser monitorado pelo maestro João Carlos Martins anunciou, após a apresentação da filarmônica, que o menino será acompanhado e monitorado por ele.
Também afirmou que João Felipe vai iniciar os estudos de música clássica.
O próprio João Felipe Dantas também ficou emocionado e chorou abraçadinho ao mestre João Carlos.
Blogdamariafernandes