Henrique Chagas, de 27 anos, morreu após realizar um procedimento estético de “peeling de fenol” em uma clínica em São Paulo. O tratamento foi iniciado por volta das 10h30 na segunda-feira (03) na Studio Natalia Becker, localizada no Campo Belo, na Zona Sul da cidade.
Durante o procedimento, Henrique começou a ter dificuldades para respirar e pediu ajuda. a Polícia foi acionada, No local, os agentes encontraram o homem já desacordado.
No estabelecimento, uma equipe do Samu prestava socorros e, apesar das tentativas de reanimação, o homem não resistiu.
A responsável pela clínica, Natália Becker, de 29 anos, estava presente e informou que havia realizado um procedimento de “peeling facial” — com aplicação de Alivium 500 mg —, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil( PCSP).
Segundo a polícia, o homem queria fazer o procedimento estético há algum tempo, encontrou a clínica e conversou com a influenciadora, levou produtos para casa para realizar o preparo e retornou à clínica nesta segunda-feira.
Antes do procedimento, ele não realizou nenhum tipo de exame para verificar uma eventual alergia aos compostos usados no ‘peeling’. Segundo informações da CNN Brasil, ele pagou R$ 4500 pelo procedimento
CLÍNICA FECHADA
Autuação ocorreu porque estabelecimento “exercia procedimentos em desacordo com a legislação vigente”. A informação foi confirmada pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde).
A clínica foi fechada e autuada pela Vigilância Sanitária do município. A clínica tinha licença para funcionar e realizar “atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”. Essa licença foi concedida pela SMS e o estabelecimento também tinha permissão de funcionamento emitida pela Subprefeitura de Santo Amaro.
O QUE É PEELING DE FENOL
Peeling de fenol é um tratamento estético em que é aplicado um ácido sobre a pele capaz de penetrar em camadas mais profundas da pele, sendo indicado para o rejuvenescimento facial e suavizar rugas ou linhas de expressão, pois estimula a produção de colágeno e aumenta a firmeza da pele.
O peeling de fenol é mais intenso e agressivo do que outros peelings, por isso, só deve ser feito pelo dermatologista ou cirurgião plástico no hospital, após avaliação do estado de saúde e com monitorização cardíaca durante o procedimento, uma vez que existe o risco de causar complicações cardíacas.
COMO FUNCIONA
O peeling de fenol provoca uma queimadura química na pele, que resulta em inflamação e descamação da pele, além de estimular a produção de colágeno.
Esse tipo de peeling só deve ser feito com indicação e acompanhamento do dermatologista ou cirurgião plástico, após avaliação do estado de saúde.
Além disso, o peeling de fenol deve ser feito em ambiente hospitalar quando usadas concentrações maiores do ácido, ou também pode ser feito no consultório quando o ácido é usado em concentrações menores e apenas em algumas regiões da face.
⚠Em todos os casos, o médico deve monitorar o coração através de aparelhos, pois o peeling de fenol pode causar complicações cardíacas.
Blogdamariafernandes