Claudia Sheinbaum foi eleita a nova presidente do México, nessa segunda-feira (3), A candidata do partido Morena, o mesmo do presidente atual, Andrés Manuel López Obrador, recebeu aproximadamente 58% dos votos, marcando um momento histórico como a primeira mulher a liderar o país.
Em 1º de outubro, Andrés Manuel López Obrador irá passar a faixa presidencial.
No discurso de Vitória Sheinbaum falou a apoiadores reunidos na Cidade do México e destacou o simbolismo de ser a primeira mulher eleita para o Executivo em 200 anos de independência.
“Como já disse em outras ocasiões,não chego sozinha, todos nós chegamos. Com nossas heroínas que nos deram nossa pátria, com nossos ancestrais, nossas mães, nossas filhas e nossas netas”. Sheinbaum ainda afirmou que seu governo quer “um México plural, diverso e democrático”.
“Sabemos que a divergência faz parte da democracia e, embora a maioria das pessoas apoie nosso projeto, nosso dever é e sempre será cuidar de todos os mexicanos, sem distinção. Portanto, mesmo que muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, caminharemos em paz e harmonia”, disse.
VIOLÊNCIA POLÍTICA
Marcada pela violência dos cartéis de droga que dominam regiões inteiras do México, a eleição deste ano custou a vida de, ao menos, 30 candidatos. Entre os assassinados durante a campanha, 73% deles disputavam prefeituras. Os cálculos são do Seminário Sobre Violência, grupo de estudos mexicano ligado à universidade El Colégio de México.
Na última eleição, em 2021, o grupo calculou um total de 32 candidatos assassinados.
política que governou a Cidade do México entre 2018 e 2023 terá diante de si o dilema de demonstrar, por um lado, lealdade ao partido que lhe facilitou o caminho até a presidência e, por outro, provar-se aos olhos daqueles que esperam ver revelada sua visão como governante.
Na campanha, Sheinbaum prometeu continuidade ao projeto de seu mentor político, o atual presidente Andrés Manuel López Obrador, o AMLO.
QUEM É CLAUDIA SHEINBAUM PARDO?
Claudia Sheinbaum Pardo, de 61 anos, é uma cientista mexicana, acadêmica. Formou-se em física pela Unam (uma das universidades mais prestigiadas do país), fez pós-graduação em engenharia ambiental e pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Na política, Sheinbaum começou como secretária de Meio Ambiente da capital mexicana. Na época, o prefeito era AMLO, que fundou o partido Morena.
Sheinbaum acompanhou os passos do chefe e, depois de comandar um distrito da Cidade do México, se tornou prefeita,entre 2018 e 2023 e agora, Ela terá diante de si o dilema de demonstrar, por um lado, lealdade ao partido que lhe facilitou o caminho até a presidência e, por outro, provar-se aos olhos daqueles que esperam ver revelada sua visão como governante .
BLOGDAMARIAFERNANDES