Nesta quarta-feira (10), O Brasil bateu um novo recorde de fatalidades relacionadas à dengue em 2024, com 1.256 mortes nas primeiras 13 semanas desde ano,representando o pico mais alto desde que a coleta de dados começou em 2000.
No dia 18 de março, os casos de dengue bateram recorde e superaram o maior número da série histórica, com 1.889.206 diagnósticos confirmados. o país superou a última marca de 1.179, de 2023, e outras 1.857 mortes ainda estão sendo investigadas.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, “pior dos cenários”, os casos de dengue do país devem chegar a 4,2 milhões.
DIFERENTES TIPOS DE DENGUE
O Ministério da Saúde, alerta para a importância da hidratação intensa logo após os primeiros sintomas da doença aparecerem, como forma de evitar o agravamento da doença. A dengue é uma das principais condições que têm causado superlotação nos hospitais
O vírus da dengue possui quatro sorotipos distintos:
DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos capazes de provocar diferentes manifestações da doença. Todos os quatro sorotipos da dengue circulam simultaneamente pelo território nacional, mas apenas Minas Gerais registrou, até o momento, a presença de todos os sorotipos no mesmo período.
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue do sorotipo 1 é o tipo predominante no Brasil, por ser a mais identificada em todos os estados. Em seguida, o sorotipo 2 é observado em 24 estados e no Distrito Federal.
Uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes ao longo de sua vida, devido à possibilidade de infecção pelos quatro sorotipos diferentes do vírus. Após a recuperação da doença, a pessoa desenvolve imunidade contra aquele sorotipo em particular.
DENGUE-SINTOMAS:
Requer um diagnóstico médico-Os sintomas da dengue são: Febre alta > 38.5ºC.
•Dores musculares intensas.
•Dor ao movimentar os olhos.
•Mal estar.
•Falta de apetite.
•Dor de cabeça.
•Manchas vermelhas no corpo.
DENGUE -SINAIS DE ALARME:
Dor abdominal;Vômitos persistentes;Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);Hipotensão postural e/ou lipotímia;Letargia e/ou irritabilidade;Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;Sangramento de mucosa e;Aumento progressivo do hematócrito.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Blogdamariafernandes