A notícia que está causando comoção no Brasil;
O segundo homem mais rico do mundo segundo a Forbes, Elon Musk, proprietário da plataforma de mídia social X (Antigo Twitter), anunciou no sábado (6), que vai liberar todas as contas brasileiras no X bloqueadas ilegalmente por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). E o acusou de implementar uma “censura agressiva” no Brasil.
Em publicação no X, Musk a questionou os limites da liberdade de expressão e o papel das autoridades brasileiras na moderação do conteúdo on-line.
“Por que você está determinando tanta censura no Brasil”, escreveu o bilionário, em resposta a um post de Moraes em janeiro deste ano na rede social X, da qual Musk é o dono. O ministro do STF estava parabenizando Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
“Estamos removendo todas as restrições. Este juiz [Alexandre de Moraes] aplicou multas substanciais, ameaçou prender nossos funcionários e bloqueou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, é provável que percamos todas as receitas no Brasil e tenhamos que fechar nosso escritório lá, mas os princípios são mais importantes do que o lucro”, escreveu Musk.
Em resposta, O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso o X, antigo Twitter, descumpra determinações feitas por ele sobre o bloqueio de usuários. Moraes determinou também a abertura de uma investigação contra o empresário. A decisão é no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais.
O bilionário, reagiu em resposta ao Alexandre de Moraes-
“Brevemente, X publicará tudo o que foi exigido por @Alexandre e como esses pedidos violam a lei brasileira. Este juiz tem descaradamente e repetidamente traído a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou ser impugnado”, escreveu Elon Musk em seu perfil no X.
MANIFESTO AO ELON MUSK
Em seguida, um grupo de parlamentares e lideranças políticas lançou um manifesto, neste domingo (7), em apoio ao bilionário Elon Musk,e em defesa do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).– Queremos liberdade de expressão. Queremos o fim do abuso de autoridade. Queremos o impeachment do ministro Alexandre de Moraes – diz o documento.
O manifesto é on-line e se chama Censura Não – o Brasil precisa ter voz. Assinam a iniciativa os deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) Any Ortiz (Cidadania-RS), Bibo Nunes (PL-RS), O Brasil está enfrentando um grave abuso de autoridade, pelas mãos do juiz Alexandre de Moraes. No entanto, ontem [sábado (6)], Elon Musk se levantou para lutar contra a censura, e foi recebido com mais ameaças e a possibilidade do X/Twitter ser fechado no Brasil – diz o manifesto.
Essas declarações surgem no contexto das alegações de censura feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na última quarta-feira (3). Segundo Shellenberger, “o Brasil está enfrentando um caso de repressão significativa à liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.”
Em 2022, Musk esteve no Brasil para se encontrar com Jair Bolsonaro, então presidente da República. Na ocasião, ele fechou negócios com o governo brasileiro para facilitar a conexão de escolas brasileiras usando o sistema de satélites de internet e para monitorar ambientalmente a Amazônia.
Blogdamariafernandes