Morreu neste domingo (24), aos 67 anos, em São Luís, o cantor e compositor maranhense Cláudio Pinheiro. O cantor lutava contra um câncer.
O corpo do cantor Cláudio Pinheiro está sendo velado na Pax União, situada no Centro de São Luís. O enterro está previsto para ocorrer às 16h deste domingo, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, na capital.
Cláudio Pinheiro, ficou conhecido por possuir uma das vozes mais proeminentes da música popular maranhense.
Cláudio Pinheiro, que nasceu na cidade de Araioses, a 409 km da capital, fundamentou sua trajetória em extensa pesquisa das manifestações culturais do Maranhão, dando destaque a ritmos como o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, quadrilha, entre outros
O músico ao lado do cantor Gabriel Melônio imortalizaram a canção “Oração Latina”, de César Teixeira,, no Festival Viva, em 1985. Foi integrante do Grupo Fuzarca juntamente com Rosa Reis, Roberto Brandão e Fátima Passarinho, além da Companhia Barrica.
Seu primeiro disco foi lançado em 1993 e na época foi indicado para o Prêmio Sharp na categoria “Revelação Nacional”.
Em 1996, Cláudio Pinheiro lançou o CD Hangolô e trouxe canções como os sucessos Dia de Será Rosa Maria, Boi da Lua e Madre Ilha. Em 2020, lançou o CD Pérolas Negras.
Pêsames
Órgãos, grupo cultural e personalidades manifestaram pesar sobre o ocorrido.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Cultura de São Luís, lamentou a morte de Cláudio Pinheiro e acrescentou que ele será sempre lembrado pela estima que tinha pela capital maranhense.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA
“É com bastante pesar que recebemos a notícia do falecimento do cantor Cláudio Pinheiro. Irreparável perda para a cultura maranhense, sua voz potente sempre será lembrada com muito carinho pela cidade de São Luís.”
A deputada federal (MDB) e ex-governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, também publicou em suas redes sociais que está muito abalada com a morte do músico. “Muito abalada neste domingo com a morte de Cláudio Pinheiro, que dedicou sua vida, seu talento e sua inteligência à cultura do Maranhão. Sensível e espirituoso, tinha por ele respeito, admiração e um carinho enorme por tudo que ele representava para seus amigos e admiradores. A todos os seus familiares, minha solidariedade e o meu conforto.”disse Roseana Sarney.
Blogdamariafernandes