Lula decidiu assumiu perante o mundo o que realmente é – um verdadeiro antissemita, que se orienta com base no ódio aos judeus. Neste domingo (18),durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou da 37ª Cúpula da União Africana com chefes de Estado do continente, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.
Após a declaração do petista, o Grupo Parlamentar Brasil-Israel condenou e considerou “tendenciosas e desonestas” as declarações do presidente “Declarações inconsequentes como esta, e outras nos últimos dias, mostram o desconhecimento histórico e a falta de equilíbrio para presidir o nosso país, reconhecido historicamente como uma nação negociadora da paz”, diz o colegiado.“É preocupante e lamentável que o presidente Lula, no tocante à guerra em Gaza, dia após dia, apequene o Brasil no mundo da diplomacia”, acrescentou. A nota é assinada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel.
Lula também foi declarado persona non grata pelo governo de Benjamin Netanyahu, que também afirmou que o presidente brasileiro “cruzou linha vermelha” ao comparar mortes em Gaza com ações de Hitler.
O QUE SIGNIFICA PERSONA NON GRATA ;
Persona non grata é uma expressão em latim cujo significado literal é algo como “pessoa não agradável” ou “não bem-vinda”. Na diplomacia, a expressão se aplica a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em missões oficiais em determinado país.
Nas redes sociais, o ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que Lula não será bem-vindo no país até que se retrate por suas palavras.
DEPUTADOS PEDE IMPEACHMENT DE LULA
Um grupo de deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) uniram-se para protocolar pedido de impeachment contra Lula, pela fala leviana do presidente.
A coleta das assinaturas começou neste domingo (18) de forma eletrônica e, até o momento, teve mais de 90 assinaturas, a informação é do perfil Space Liberdade no X (Twitter).
Os deputados citam um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade para justificar o pedido. O texto diz que é crime “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Os parlamentares dizem que a afirmação de Lula é “injustificável, leviana e absurda”.
“É uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil”, diz o texto.
PAVINATTO ASSINA IMPEACHMENT CONTRA LULA
Na tarde desta segunda-feira(19), O jurista Tiago Pavinatto assinou uma denúncia com pedido de impeachment contra Lula, por conta da controversa declaração do petista, o pedido será protocolado ainda nesta segunda-feira (19) na Câmara.
Com base nas abjetas palavras do Presidente, finalizei, agora, e assinei densa denúncia com pedido do seu impeachment. Ela deve ser protocolada, hoje, na Câmara “enviei o arquivo com assinatura eletrônica porque estou impossibilitado de deixar minha casa por motivo de saúde”, escreveu Pavinatto em seu perfil na rede X (Twitter).
A Confederação Israelita do Brasil) (CONIB SE MANIFESTA) também criticou a fala leviana de Lula- disse que o governo lula “vem adotando uma postura extrema e desequilibrada” em relação à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.
Segundo a entidade, a posição reflete um abandono da “tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira“.
“Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus”. Por outro lado, “Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de 1.000 pessoas, promoveu estupros em massa” e “queimou pessoas vivas”,disse Conib.
A entidade conclui a nota pedindo “moderação aos dirigentes para que a trágica violência” no Oriente Médio não atinja o Brasil.
Blogdamariafernandes