Crianças de 10 e 11 anos vão receber a vacina contra a dengue conhecida como Qdenga. O imunizante foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde, e já está sendo distribuída de forma gratuita em 521 cidades do Brasil com alta incidência da dengue.
Com essa iniciativa, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.
Na capital maranhense, A vacinação acontecerá na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro Madre Deus, nesta quinta-feira (15), O esquema vacinal da vacina Qdenga é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
O estado recebeu 40.610 doses da vacina que serão destinadas para as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
Os critérios para escolha das cidades que receberam as doses foram estabelecidos de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, os secretários do Conselho Nacional (Conass) e de secretarias municipais de Saúde (Conasems).
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
SAIBA O QUE É QDENGA
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A expectativa, é que a vacinação contra dengue também inicie nos próximos dias em São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Paraíba, Acre, Amazonas e Mato Grosso do Sul.
Blogdamariafernandes