Um juiz federal vetou provisoriamente nesta terça-feira (12), uma lei do estado da Luisiana, nos Estados Unidos, que exigia a exibição dos dez mandamentos cristãos em salas de aula de escolas públicas.
A lei entraria em vigor no próximo dia 1º de janeiro.
A decisão foi assinada pelo juiz John deGravelles, indicado ao cargo pelo então presidente Barack Obama do partido Democrata. Ele alegou que a medida é inconstitucional.
A decisão não ficou sem resposta,a procuradora-geral do estado,Liz Murrill (do partido Republicano), disse que vai recorrer imediatamente, segundo relatou o jornal New York Times.
john considerou que a lei aprovada pelo estado viola a Primeira Emenda da Constituição, que proíbe o estabelecimento de uma religião oficial ou dar preferência de uma sobre a outra.
De acordo com a lei aprovada pelos políticos estaduais, todas as salas de aula de instituições públicas deveriam exibir os dez mandamentos bíblicos.
A norma valeria para turmas desde o jardim de infância até universitárias.
A lei determina ainda que as regras que aparecem no Antigo Testamento da Bíblia sejam exibidas nas escolas em um pôster ou documento emoldurado, “em letra grande, facilmente legível”.
A decisão que derrubou a lei surgiu após a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês), além de pais de alunos, moverem uma ação questionando a medida.
BLOGMARIAFERNANDES