A gigante automobilística Toyota testou pela primeira vez no Japão um carro voador. A ideia joga ainda mais luz sobre o mercado futurístico de táxis voadores.
Se uma viagem de Tóquio para Shizuoka leva até duas horas em um veículo rodoviário, com o eVTOL da Joby Aviation, em parceria com a Toyota, a mesma viagem seria reduzida para 25 minutos.
Ao longo de uma semana, foram vários voos de exibição, todos com sucesso.
Em comunicado, a empresa disse que as operações comerciais de passageiros já estão planejadas para o ano que vem.
“Nosso primeiro voo é um marco significativo em nossa jornada para tornar as viagens aéreas limpas uma realidade cotidiana”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.
O táxi aéreo elétrico foi projetado para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 200 mph, com uma fração do ruído produzido por helicópteros.
Segundo a empresa, a ideia é reduzir o congestionamento do tráfego, minimizar o impacto ambiental e fornecer soluções de transporte para regiões urbanas e rurais.
“A mobilidade aérea tem o potencial de mudar nosso ‘senso de distância e tempo’ e abrir um futuro com a nova opção de mobilidade aérea que enriquecerá ainda mais a vida de muitas pessoas”, afirmou Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.
BLOGMARIAFERNANDES