Pela primeira vez, um brasileiro irá assumir o comando da Polícia Internacional ( Interpol ). O Comitê Executivo da corporação confirmou na terça-feira (5), a indicação do delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza para atuar como Secretário-Geral da Interpol entre 2025 e 2030.
Essa será a primeira vez em 100 anos que um brasileiro comandará a instituição.
Valdecy assume o comando no final desta semana, quando terminar a Assembleia Geral. O mandato é de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Ele irá se mudar com a família para Lyon, na França, onde fica a sede da instituição.
BRASILEIRO SECRETÁRIO DA INTERPOL
Valdecy Urquiza teve seu nome escolhido durante a 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada no Reino Unido, onde recebeu também a chancela do comitê executivo da instituição.
Dos 145 representantes que votaram durante a Assembleia Geral, maioria deles aprovaram o nome de Valdecy Urquiza para o cargo, em reunião que teve a participação dos 196 países-membros.
O brasileiro será o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a chefiar o órgão. Quem deixa o cargo é o alemão Jürgen Stock, que assumiu o posto em 2014.
CARREIRA PROFISSIONAL
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Nascido em São Luís/MA, Valdecy Urquiz , de 43 anos, será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional.
Blogdamariafernandes